óia brigadeiro
2013 – 2016. Cozinha e comércio ambulante diário de rua.
brigadeiro de chocolate “belga”
- 1 lata de leite condensado (Leite Moça é muito líquido, opte se possível pelas marcas Elegê e Piracanjuba; o leite condensado do supermercado Dia também é bom).
- 1 caixinha de creme de leite leve (não use o creme de leite de lata porque há risco de talhar).
- 200 gr de chocolate meio amargo (a marca Sicao é a versão de fabricação nacional do chocolate belga Callebaut – custo/sabor ótimo).
- 2 colheradas de cacau 100% em pó Callebaut (daí não é possível escapar do importado, porque nesse caso ele faz a diferença. Atualização: os preços são ainda exorbitantes, mas já existe no mercado cacau de ótima qualidade nacional, proveniente da região amazônica).
- 1/4 de tablete de manteiga com ou sem sal (margarina never!).
Misturar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo. Siga misturando com calma, mas sem parar, sempre arrastando a colher pelo fundo da panela. Vai ferver e começar a engrossar. Esqueça aquela dica do ponto “até desgrudar da panela”. Vá acompanhando a massa engrossar, puxando com a colher e derramando no ar. Quando deixar de cair de forma muito líquida é hora de desligar o fogo (esse é o meu ponto para um brigadeiro mole e levinho, mas vai do gosto de cada um). Deixe esfriar a massa na panela (porque ela vai continuar engrossando sozinha) e depois coloque numa travessa e leve à geladeira por, no mínimo, seis horas.
Para montar os brigadeiros, triturar o tablete de chocolate com uma faca (não faz mal se os pedaços ficarem de tamanhos diferentes) e colocar em uma bandeja. Pegar com uma colher a massa do brigadeiro já descansada (não precisa fazer a “bolinha”) e passar pelo chocolate triturado, virando pra cá e pra lá. Pronto. Não guarde os brigadeiros na geladeira porque eles vão endurecer. Melhor consumir logo, dar de presente ou levar para a rua 😉